Tornados | A Fúria do Tempo | Extreme up-close video of tornado near Wray, CO!





 Em nossa primeira matéria, buscamos um vídeo que demonstra a força a incrível força dos tornados em ação.  Como é possível ver nas imagens, o tornado forma-se á partir de uma super célula, uma extensa nuvem que concentrada em determinada região, libera uma espécie de funil que ao tocar o solo forma o tornado. A força dos ventos liberados por um tornado podem variar e alguns registros chegam a medir impressionantes velocidades acima dos 260 km por hora.  Quando em deslocamento o tornado através da incrível força dos seus ventos arrasta e destroça tudo que estiver em seu caminho.  O movimento dos ventos que giram em alta velocidade atraem objetos ao interior do tornado e os conduzem ao "olho" do fenômeno, para em seguida os lançarem para fora.  Durante a ação de um tornado é recomendável manter-se distante dele e abrigado em local seguro onde não haja a possibilidade de ser atingido por objetos que poderão ser arremessados. Dependendo da intensidade dele e da força dos seus ventos, ele poderá arremessar objetos leves e até mesmo pesados como veículos, árvores, pedras e qualquer outro obstáculo solto em sua rota. No Brasil ocorrem mais tornados que o número informado pelas mídias, que estranhamente ocultam ocorrências e informações sobre estes eventos, mas o fato é que diversas cidades, em vários locais diferentes do País sofrem ações provocadas por tornados.
 É um mito associarmos os tornados ao litoral, mesmo porque o Brasil tem sido alvo destes fenômenos principalmente em áreas rurais. Outro mito é imaginarmos que os tornados no Brasil são um privilégio das regiões Sul e Sudeste, mas há registros reais de ocorrências em todo País. O fato é que as autoridades federais não dão importância para os fenômenos, dedicando-se apenas a registrá-los, mas sem nenhum plano de prevenção e a população também não está preparada para estes eventos, fato notório na maioria dos vídeos onde populares se divertem com a aparição de um tornado e até brincam com o fato. Governo e população despreparados, o fenômeno pode assumir proporções de um grande desastre. Os surgimentos de tornados e até mesmo registro de terremotos no Brasil representa um sinal de alerta para as autoridades e também a população, mas infelizmente nossas autoridades que ainda não conseguem lidar com alagamentos oriundos das enchentes por conta das chuvas, certamente não conseguirão lidar com os incidentes provocados por um tornado de maiores proporções. O tempo alerta o ser humano e ele pode prevenir-se para evitar danos mortais, mas quando um tornado semelhante aos que assolam os Estados Unidos resolver utilizar  o Brasil como corredor de passeio, como agiremos, o que faremos?  
 O Brasil possui a incidência de tornados sim e cada vez maiores e atingindo regiões diferentes do País, não adianta tentarmos esconder algo tão apoteótico que inicia-se diante de tantos olhos. Não são furacões, ainda e a depender dos nossos serviços de meteorologia, do governo e das mídias, nunca serão e enquanto isso a população está exposta e sem saber o que fazer, como se proteger. Temos muito que aprender com outros povos que sofrem com estas ações, mas aprender e praticar, porque não serão discursos em palanques que irão deter a força de um tornado, muito menos evitar os estragos que ele pode fazer.

Comentários